Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

SEMANA SOCIOAMBIENTAL 2019

O Litoral paranaense estará concentrando seus esforços em fazer da Semana Mundial do Meio Ambiente um marco quanto a problemática que vive os Oceanos quando se trata de poluição por Lixo. De acordo com a ONU, há 13 mil pedaços de plástico em cada quilômetro quadrado do oceano. Esse é um dado grave, que mostra como muitos países têm sido displicentes quanto à preservação dos recursos marinhos. Por isso, uma das metas do Objetivo 14 da Agenda 2030 é aumentar a conscientização quanto à poluição dos oceanos.Visando contribuir para a melhora desta situação o Instituto Guaju em parceria com o Instituto INPAR, Cooperativa SICOOB, Instituto Sicoob-PR, Prefeitura Municipal de Guaratuba e ISEPE, além dezenas de instituições e empresas apoiadoras, planejaram uma programação que atenderá a todos os públicos promovendo a conscientização ambiental POR UM MAR SEM LIXO durante os dias 05 a 08 de junho próximo.

Destacam-se nesta programação as SALAS TEMÁTICAS de conscientização ambiental que terão como público os estudantes do ensino fundamental, médio e universitário. Trataremos de temas como curiosidades sobre fundo do mar, microlixos, pesca fantasma, exposição biodiversidade marinha e REBIMAR, reciclagem e tantos outros temas que serão trabalhados de forma lúdica e pratica com impacto direto na rotina dos participantes. Mais de 2.000 alunos participarão destas atividades. O ponto alto da semana socioambiental volta-se para a realização do 12º Mutirão de Limpeza da Baia de Guaratuba, gesto concreto de ação em prol dos oceanos. Neste, 400 voluntários estarão adentrando o interior dos manguezais e ilhas que compõem a baia de Guaratuba e comunidades do entorno para a limpeza de todo e qualquer resíduo que encontrarem pelo caminho. Segundo o professor e diretor do Instituto Guaju Fabiano Cecilio da Silva, idealizador do mutirão, trata-se da maior mobilização de limpeza de um espaço natural no litoral paranaense. Mais do que limparmos este ambiente, contribuímos diretamente para a formação de consciência ecológica nos participantes. Lugar de lixo não é no mar. Na edição anterior foram retiradas mais de 3 toneladas de resíduos, e, sinceramente esperamos que um dia nos reunamos para passear pela baía e vislumbrar a exuberante beleza deste ecossistema tão importante para a manutenção da vida marinha do planeta, e não mais para retirar lixo, conclui Fabiano. Voluntários poderão se inscrever para o mutirão através do site: www.isepe.edu.br.

Confira a programação completa:

05 de junho ás 19 horas:

Local: Auditório da Faculdade ISEPE Guaratuba

- Abertura Oficial da Semana Socioambiental;

- Palestra Magna: “O futuro dos oceanos frente a poluição ambiental”, palestrante Robin Hilbert Loose – Coordenador do Programa REBIMAR;

- Mesa Redonda: Ações e reações frente ao ambiente marinho – Experiências e desafios. Participação de representantes de organizações governamentais e não governamentais, instituições de ensino e entidades de classe.

05 a 07 de junho das 9:00 às 17 horas

Local: Faculdade ISEPE Guaratuba

- Atividades de Conscientização e Educação Ambiental voltadas para as escolas públicas e privadas do município de Guaratuba com salas temáticas e exposições;

 

07 de junho às 19 horas

Local: Concentração na praia Central de Guaratuba

- 1º Corrida socioambiental do litoral paranaense

 

08 de junho das 8:00 as 13 horas

Local: Concentração em frente praça dos namorados

- 12º MUTIRÃO DE LIMPEZA DA BAIA DE GUARATUBA

Notícias

PESQUISADORES ENCONTRAM ...

Ao realizar mais uma das tantas saídas a campo para monitoramento da ave Guará Eudocimus ruber na ...

Notícias

SEDE DO INSTITUTO GUAJU

Nossa entidade vem realizando diversas melhorias na infraestrutura e nos equipamentos a disposição ...

Notícias

O instituto Guaju ...

Quando objetivos comuns se cruzam a solidariedade vem a tona. O instituto Guaju ...

Notícias

Projetos

Cronograma atividades ...

Cronograma de atividades - 2019

Projetos

MUTIRÃO DE LIMPEZA BAIA ...

MUTIRÃO DE LIMPEZA DA BAÍA DE GUARATUBA 2019 Venha você também fazer parte desse momento ato por ...

Projetos

MUTIRÃO DE LIMPEZA DA ...

Projetos