Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

QUEM SOMOS

O Instituto GUAJU é uma organização não governamental de caráter socioambiental, decretada de utilidade pública municipal sob a Lei nº 1.363/09, devidamente constituída enquanto pessoa jurídica de direito privado. Vêm atuando diretamente no resgate cultural e na preservação dos ecossistemas do litoral paranaense, mediante o desenvolvimento de práticas voltadas a Educação Ambiental e ao desenvolvimento sustentável, surgindo em 2008 através da união de cidadãos comprometidos com as causas socioambientais da região.
O SIGNIFICADO DE GUAJU: (buscar foto do plantio da mandioca no sítio e foto dos pescadores puxando embarcações)
A palavra “Guaju” significa “Mutirão”, e foi escolhida para representar a verdadeira essência de nossa entidade, que congrega profissionais das mais diversas áreas de atuação, além de estudantes de todos os níveis educacionais.
Os “Guajus” são realizados nas comunidades tradicionais caiçaras da região, onde integrantes das comunidades que vivem da agricultura de subsistência, tendo como exemplo a cultura da mandioca, os moradores reúnem-se em regime de mutirão para desenvolverem práticas culturais como plantio, roçada e colheita da produção.
    Os pescadores artesanais também realizam mutirões para as “puxadas” de suas embarcações em momentos de necessidade de reformas ou avarias emergenciais. Todos reúnem-se na praia e com a força de seus braços empurram a embarcação para um local adequado para que sejam realizados os reparos e reformas necessários.

Notícias

PESQUISADORES ENCONTRAM ...

Ao realizar mais uma das tantas saídas a campo para monitoramento da ave Guará Eudocimus ruber na ...

Notícias

SEDE DO INSTITUTO GUAJU

Nossa entidade vem realizando diversas melhorias na infraestrutura e nos equipamentos a disposição ...

Notícias

O instituto Guaju ...

Quando objetivos comuns se cruzam a solidariedade vem a tona. O instituto Guaju ...

Notícias

Projetos

Cronograma atividades ...

Cronograma de atividades - 2019

Projetos

MUTIRÃO DE LIMPEZA BAIA ...

MUTIRÃO DE LIMPEZA DA BAÍA DE GUARATUBA 2019 Venha você também fazer parte desse momento ato por ...

Projetos

MUTIRÃO DE LIMPEZA DA ...

Projetos